quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tirinha - Trabalho Duro

Segunda tirinha que fiz para Omegast, agora baseado no conteúdo do Omegacast 41 que os integrantes falavam sobre fatos curiosos que ocorreram em ambiente de trabalho.




Ainda tenho muito o que melhorar em relação aos quadrinhos, encaro cada um que faço como um aprendizado. Esse seu Madruga ficou muito estranho HAHA.

Essa tirinha usei para satirizar as empresas de call center, eu já trabalhei em uma e sei como funciona. Infelizmente essas empresas não estão interessadas na qualidade do atendimento e na resolução dos problemas em si, o mais importante para eles é que possam atender a altíssima demanda de ligações, por esta razão existe um tempo limite para cada ligação (TMO), caso ultrapasse esse limite o cordenador da equipe vem apressar para que termine a chamada.
Devido a necessidade de mão de obra para o atendimento da demanda, essas empresas costumam aceitar todo tipo de funcionário (pessoas que geralmente são vistas com um olhar preconceituoso e não são aceitas em empresas convencionais, como travestis, pessoas com visuais exóticos como góticos, metaleiros e etc).
Isso por outro lado acaba significando também que contratam pessoas muitas vezes não possuem o conhecimento necessário para a função.

Enquanto trabalhei vi pessoas que atendiam cliente, apertavam o botão Mute e simplesmente começavam a dormir, conversar e etc. É um ciclo vicioso, a empresa contrata qualquer pessoa para realizar a função de suporte, alguns deles possuem conhecimento e sabem trabalhar adequadamente, mas por outro lado a empresa trata os funcionários como nada, salários ruins, falta de ética, exploração que acabam desmotivando os mesmos. Afinal eles não são visto como "técnicos" e sim como os atendentes que dão a cara a tapa e são os bodes expiatórios que "encobrem" as incompetências do serviço prestado.
Eu trabalhei mais atendendo técnico de campo e não cliente, mas sempre que a fila do departamento Cliente C ficava muito cheia, começavam a direcionar para nós atende-los, nossa função exigia mais conhecimento e mesmo assim não ganhávamos mais por isso.
Mas de qualquer forma conheci pessoas legais e divertidas, ficávamos falando sobre games, zuando, salvamos arquivos do bloco de notas com extensão .bat para termos acesso ao pront de comandos e poder salvar emuladores nos diretórios das maquinas que eram travadas, ficávamos filosofando e viajando sobre teorias de física, astronomia...enfim, éramos idiotas. Hahaha.


Até a próxima         





Nenhum comentário:

Postar um comentário