sexta-feira, 1 de junho de 2012

Minhas Primeiras Ilustrações

O objetivo deste blog é, evidentemente divulgar minhas produções e usá-lo como um portfólio. No entanto, achei interessante iniciá-lo com meus primeiros desenhos - muitos deles da época do colégio. Hoje eu olho para eles e acho as ilustrações em si muito ruins, é normal, pois pouco a pouco você vai evoluindo.
Agora que já aprendi técnicas como captar formas, estruturas, proporções, perspectiva e entre outras, eu posso evoluir intensamente e depois voltar aqui e olhar para esses mesmos desenhos com uma certa nostalgia  e ver o quanto evoluí. Espero que todos possam presenciar o mesmo.


Bem tosco não? Foi uma história em quadrinhos que fiz junto com um amigo para um trabalho de química no primeiro ano colegial. Se nota que não foi utilizada técnica nenhuma e além das gambiarras que tivemos que fazer varando a noite para poder entregar o trabalho no prazo. Mas apesar disso tudo, achei bem divertida a história, usamos nós mesmo como protagonistas, tiramos sarro de colegas de classe, do Chapolin Colorado e do Programa do Ratinho.




Outra ilustração da época de colégio. Como todos sabem sou um grande fã de séries de Tokusatsu e de Chaves e Chapolin. Desenhei a mim mesmo (o fã do Jaspion), o meu amigo que havia feito comigo os quadrinhos acima, o Jaspion e o Chapolin. Depois fiz o que pude usando as ferramentas mais básicas do Photoshop para colorir.




Outra ilustração que fiz quando estava no colegial. As nuvens poderiam ter ficado melhores e se já soubesse de técnicas como estrutura e ponto de fuga sem dúvida a paisagem e personagem sairiam bem melhores.



Não me lembro que época eu fiz este exatamente, esse até que não achei tão ruim.



 Uma composição alegórica (apesar de na época nem fazer ideia disso) de Kamen Rider Black. Pensando bem acho que até fiz um trabalho de luz e sombra melhor nessa ilustração do que o retrato que tentei fazer essa semana. Nota-se que eu passei o dedo em cima do grafite.


Capa do quadrinho que fiz para o trabalho de inglês sobre as obras de Asimov  no primeiro semestre da faculdade. A ideia foi fazer uma sátira do conto Robbie de Asimov. Nessa história os personagens fariam uma espécie de "encenação" satírica da obra, o personagem que faria o "papel" do robô Robbie usaria uma fantasia tosca do Jaspion e assim por diante. Mas uma vez tive que fazer correndo esse trabalho. Acabou ficando um plágio descarado de Dr. Slump (seja pela falta de tempo para criar os personagens e por não ter um traço definido para um enredo mais cômico).



Aqui estão duas páginas como exemplo. Nota-se o plágio de Dr. Slump, usei muita coisa como referência, mas a história em sim satirizando o conto de Asimov até que ficou divertida e aproveitei para sacanear um professor que todos odiavam.


Aqui foi uma tentativa de cópia de uma ilustração de Akira Toriyama em seu livro "Mangaka", realmente sou muito fã do traço cômico de Toriyama (assim como sou fã de Tokusatsu, por isso não resisti em fazer esse desenho do Ultraman). Foi tudo feito a grafite 2B na mesa da sala de jantar, a toalha que estava na mesa acabou influenciando, por isso se nota essa textura estranha em várias partes do desenho.




Sou praticante de Kung-fu e logicamente gosto de filmes antigos de artes marciais. Bruce Lee realmente foi uma lenda. Fiz essa ilustração me baseando na capa do DVD do filme "O Vôo do Dragão" (aquele que Bruce Lee enfrenta Chuck Norris). Ele ficou com uma cabeça enorme, mas de qualquer forma minha intenção não foi fazer um retrato realista, posso dizer que foi minha estilização. Para contornar usei aquelas canetas de marcar CD se não me engano.


Então essas são algumas de minhas ilustrações antigas dos tempos que desenha apenas por contorno, ao menos as que tenho até hoje gravadas no computador, espero a partir daqui evoluir constantemente.






11 comentários:

  1. Muito bom. No começo a gente cria coisas tão toscas mas tão divertidas... Se torna um lazer.
    Gostei muito, Dan.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Espero melhorar tanto na criatividade quanto nas ilustrações em si.

    ResponderExcluir
  3. Nuss demaisss Dan!!! adoreiiiiiiiiii!!

    ResponderExcluir
  4. Eu que não entendo p#rr@ nenhuma de desenhar...eu acho muito foda!
    Parabéns man^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! De fato como brincadeira tá satisfatório, porque estão longe de ser algo mais sofisticado e "profissional" logicamente.

      Excluir
  5. vai se fuder owww se desenha bem pra caralho pára de mimimi todos estão bons, pega eu desenhando UUUUUUUUUu kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, bom para uma brincadeira, não se quiser tentar ser mais "profissional", como estou tentando

      Excluir