sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Jigoku no Sensou (Guerra do Inferno)

Esta é uma ilustração que eu fiz com o intuito de praticar, afinal o enredo de mangá que estou elaborando a tempos irá exigir que evolua muito para poder desenha-lo.
O que me motivou a fazer esse desenho foi a capa de um álbum da banda Krisiun, uma banda de Death Metal nacional, a capa é realmente muito legal, já me causou impacto no primeiro olhar.


Quis tentar desenhar algo assim pelo fato de ter alguma coisa haver com a trama que estou amadurecendo desde de 2005, um enredo que envolve vingança, carnificina, batalhas glorias e mitologia hebraica/satânica como plano de fundo.
Muitos acham que Lucifer é o homem que comanda o inferno, mas não é bem assim, o Inferis possui quatro reinos e cada um deles é governado por um imperador e cada um deles possui suas ideologias e métodos.

Lucifer - Seu ponto cardeal é o leste, seu elemento magico é o ar. Ele era conhecido como "estrela da manhã", era o príncipe da hierarquia Querubim. Ele se rebelou por ter seu orgulho ferido e ver Deus deixando os Anjos que são seres poderosos e "perfeitos" em segundo plano diante do homem (sua mais nova criação), uma criatura débil, mortal que fora criada a partir do pó.
Lucifer é egocêntrico, e possui forte capacidade de seduzir com sua beleza e sua lábia.

Belial - Seu ponto cardeal é o norte, seu elemento mágico e a terra. Belial também era um dos nove anjos de elite, era príncipe da hierarquia Arcanjo. Agora ele domina o Sheol, que significa "sepultura coletiva da humanidade", isso significa que é eu seu reino que penam as almas dos errantes, sendo assim o senhor do mundo dos mortos e das almas odiosas.

Leviathan - Seu ponto cardeal é o oeste, seu elemento mágico é àgua. Leviathan é umas das forças mais primitivas existentes no inferno, e sem duvida é o mais misterioso e intrigante dentre os quatro imperadores. Ele é representado como um terrível monstro marinho que governa os mares. Ele representa o mais profundo e oculto da alma de cada um, os nossos desejos reprimidos, aquilo que escondemos e até mesmo o que não sabemos sobre nós mesmo, pois poucos tem coragem de mergulhar no fundo do "seu eu", por isso os fracos preferem boiar na superfície.

Satan - Seu ponto cardeal é o sul, seu elemento mágico é o fogo. Ele era conhecido como o Anjo Samael, ele fez o papel da serpente para tentar Adão e Eva. E não só isso, como tomou Lilith (a primeira mulher criada por Deus) como sua esposa e desde de então passaram a conspirar contra os humanos. Ele é o pai de Cain (o homem que carrega o estigma da maldade, assim como todos os seus descendentes).

Enfim, após esse breve resumo, já deve dar para imaginar que dificilmente esses quatro reinos ficariam em paz, uma hora ou outra pode haver guerras para conquista-los.

Quanto ao desenho em si eu ainda preciso praticar muito, principalmente o uso do grafite.
Até mais. o/

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Slender vs Dudjinka

A batalha mais esperada da década! Os portões do inferno irão se abrir e criaturas das dimensões mais bizarras irão se confrontar! Do mesmo criado de "Dudjinka o Monstro Assassino  e "A Culpa é da Humanidade": Slender VS Dudjinka! Em breve nos cinemas.



E assim seria o trailer do filme ahahha. Mais uma ilustração que fiz para ajudar a promover o projeto de filme trash do Yatta: Dudjinka o Monstro Assassino.
Caso não conheçam nenhum dos dois, uma breve explicação:

Slenderman - Uma criatura que ganhou muita popularidade na internet com sua lenda urbana. O descrevem como um sujeito magro, sem face, capaz de esticar seus membros como se fossem tentáculos para capturar as pessoas. Dizem por aí que ele aparece em sonhos bizarros de certas pessoas, que geralmente o encontram em bosques e matas, onde ele persegue as pessoas e dá um sumiço misterioso nela. Uma espécie de personificação da morte.

Dudjinka - Monstro bizarro da quinta dimensão, ele fora invocado por um livro russo de magia negra, ele trucida de forma impiedosa e selvagem tudo o que for vivo em seu caminho. 

Lembrando novamente que a página do Dudjinka precisa de 2 mil likes para que o filme seja filmado com uma produção digna, vamos apoiar a criatividade independente, o cinema trash e as produções underground.

Clique aqui e curta a página, senão o Dudjinka irá dilacerar sua carne e o Slenderman irá trará terror eterno para sua alma!!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dudjinka - Monstro Assassino

Dudjinka o Monstro Assassino é o projeto de filme de terror/humor trash idealizado pelo Yatta. Se a página no Facebook do Dudjinka conseguir 2 mill likes o filme poderá ser filmado com uma produção mais sofisticada com direito a participação especial minha hahaha.
Então fiz essa tirinha para ajudar a promover a ideia, se você não intendeu é porque não assistiu a filmagem piloto feita de Dudjinka ou não conhece a série Changeman, pois a tirinha faz referência à esses dois universos. Para quem não conhece Changeman eu irei explicar: esse monstro de olhos no interior de sua boca é o famoso Gyodai da série Dengeki Sentai CHANGEMAN, ele serve o império Gozuma e sua função tornar gigantes os monstros que foram abatidos com o seu raio capaz de modificar a estrutura celular dos seres.


Então é isso pessoal, em breve terão mais. Por favor pessoal, apoiem a criatividade independente, a produção de material underground, o cinema trash, colaborem dando a sua curtida na página do Dudjinka!!

Clique aqui ou senão Dudjinka irá te matar de noite!!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A Saga dos Reis Magos

Semana passada no curso, nos passaram como tarefa a elaboração de um cartão de natal.
Então em casa eu desenhei esta ilustração. Quando tinha feito não sabia que a intenção é para que eles fossem vendidos para os clientes prime do Bradesco, quando fiquei sabendo vi que o que eu tinha desenhado não era algo com apelo ao público em questão, afinal não havia feito algo lúdico e bonitinho e sim uma imagem que se encaixaria como uma última página de quadrinho que retrata uma jornada épica e grandiosa.
Os quartões deviam ser coloridos a guache, até fiz uma versão para pintura, mas não ficou muito bom, por isso resolvi postar somente a versão grafite. Hoje no curso acabei fazendo outro que tenha mais haver com o público alvo, uma ilustração com ursinho polar, pacotes de presente e arvores de natal e tudo coloridinho (talvez algum dia eu poste, mas realmente minha técnica de pintura precisa melhorar muito) .
Não sou cristão, mas escolhi esse tema dos Reis Magos é algo que dava pra trabalhar dando todo o clima denso de "suspense", saga grandiosa repleta de sangue e lágrimas, atravessando o deserto que os separa do nascimento do Messias (enfim, nada haver com alegria de natal em si hahah). Acho que aos poucos estou  me aproximando de um traço expressivo para que possar utilizar no mangá que estou idealizando a tempos.


domingo, 2 de setembro de 2012

Estudo com lápis de cor

Meus dias andam muito corrido, fazendo meus serviços, várias matérias na faculdade e também o curso de fundamentos da pintura. Por isso não está sobrando muito tempo para produzir devidamente.
Como disse anteriormente, agora estou fazendo curso de fundamentos da pintura, então este fim de semana resolvi fazer um estudo de pintura utilizando lápis de cor.
Utilizei técnica de modulagem, fazendo a base das sombras de azul embaixo do verde. Realmente é difícil dominar as técnicas de pintura, tenho muito a evoluir ainda.
Foi isso que saiu:




Se trata de um pote de tinta derramando. Espero em breve postar um pintura com guache. Até a próxima.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Maurício de Sousa - Roteiro

Demorei pra postar pois estive atarefado esses dias, estava fazendo uma ilustração trabalhosa, mas deu uma parada quando vi que o Maurício de Souza estava recrutando pessoas para integrar sua equipe.
Estavam recrutando roteiristas, desenhistas e artefinalistas.
Resolvi fazer alguns roteiros e mandar pra eles, não estou lá com altas pretensões, afinal sou um iniciante, mas serve como desafio, treino e na pior das hipóteses ao menos terei material para publicar no blog.
Os roteiros são uma espécie de rascunho das histórias, ele não precisa ser desenhado de forma sofisticada, o que importa é a criação da história, narrativa e expressões corporais. Depois o desenhista recebe o roteiro e o redesenha de forma mais caprichada para poder ser publicado.

Então essa semana resolvi brincar de ser roteirista e fiz essas duas histórias, acho que ao menos serve de aprendizado.





Tenho bastante o que aprender ainda, agora é ir exercitando. Até a próxima.



 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tirinha - Trabalho Duro

Segunda tirinha que fiz para Omegast, agora baseado no conteúdo do Omegacast 41 que os integrantes falavam sobre fatos curiosos que ocorreram em ambiente de trabalho.




Ainda tenho muito o que melhorar em relação aos quadrinhos, encaro cada um que faço como um aprendizado. Esse seu Madruga ficou muito estranho HAHA.

Essa tirinha usei para satirizar as empresas de call center, eu já trabalhei em uma e sei como funciona. Infelizmente essas empresas não estão interessadas na qualidade do atendimento e na resolução dos problemas em si, o mais importante para eles é que possam atender a altíssima demanda de ligações, por esta razão existe um tempo limite para cada ligação (TMO), caso ultrapasse esse limite o cordenador da equipe vem apressar para que termine a chamada.
Devido a necessidade de mão de obra para o atendimento da demanda, essas empresas costumam aceitar todo tipo de funcionário (pessoas que geralmente são vistas com um olhar preconceituoso e não são aceitas em empresas convencionais, como travestis, pessoas com visuais exóticos como góticos, metaleiros e etc).
Isso por outro lado acaba significando também que contratam pessoas muitas vezes não possuem o conhecimento necessário para a função.

Enquanto trabalhei vi pessoas que atendiam cliente, apertavam o botão Mute e simplesmente começavam a dormir, conversar e etc. É um ciclo vicioso, a empresa contrata qualquer pessoa para realizar a função de suporte, alguns deles possuem conhecimento e sabem trabalhar adequadamente, mas por outro lado a empresa trata os funcionários como nada, salários ruins, falta de ética, exploração que acabam desmotivando os mesmos. Afinal eles não são visto como "técnicos" e sim como os atendentes que dão a cara a tapa e são os bodes expiatórios que "encobrem" as incompetências do serviço prestado.
Eu trabalhei mais atendendo técnico de campo e não cliente, mas sempre que a fila do departamento Cliente C ficava muito cheia, começavam a direcionar para nós atende-los, nossa função exigia mais conhecimento e mesmo assim não ganhávamos mais por isso.
Mas de qualquer forma conheci pessoas legais e divertidas, ficávamos falando sobre games, zuando, salvamos arquivos do bloco de notas com extensão .bat para termos acesso ao pront de comandos e poder salvar emuladores nos diretórios das maquinas que eram travadas, ficávamos filosofando e viajando sobre teorias de física, astronomia...enfim, éramos idiotas. Hahaha.


Até a próxima         





terça-feira, 3 de julho de 2012

ORETACHI MUTEKI RAIDAA!!

Um desenho que fiz para homenagear a franquia de séries Kamen Rider criado pelo lendário Shotaro Ishinomori. O primeiro seriado estreou em 1971 e até hoje todo ano vai ao ar um novo seriado de Kamen Rider.
Sem dúvidas eles merecem todas as homenagens do mundo, ano passado completaram 40 anos de luta, foram os guerreiros mais porradeiros representantes do "Nippon Tamashi" na década de 70.
No desastre do Tsunami ano passado no Japão teve uma imagem que me comoveu: A estátua do Kamen Rider Ichigou (Kamen Rider n° 1, do primeiro seriado de 1971) em pé e tudo destruído a sua volta. Tudo pode estar acabado, mais algo que nunca será destruído é o espirito de luta dos Riders.


Esta imagem eu fiz baseada na capa de um CD de coletânea das musicas dos Riders de 1971 a 1994, uma imagem bem imponente. Nesta ilustração encontram - se os Riders da era Showa (período no Japão de 1926 a 1989, apesar de na imagem constar o Shin Kamen Rider, Rider J e Rider ZO que foram especiais dos anos 90, portanto já são pertencentes a era Heisei), tem muitos Riders atuais que são muito bons, com boa história, mas já não possuem o mesmo espíritos dos gloriosos e imortais Riders dos anos 70 e 80.

Riders presentes na imagem:
Kamen Rider Ichigou e Kamen Rider Nigou (Kamen Rider - 1971), Kamen Rider V3 e Riderman (Kamen Rider V3 - 1973), Kamen Rider X (1974), Kamen Rider Amazon (1974), Kamen Rider Stronger (1975), Sky Rider (1979), Kamen Rider Super -1 (1980), Kamen Rider ZX (1984), Kamen Rider Black (1987), Kamen Rider Black RX (1988), Shin Kamen Rider (1992), Kamen Rider ZO (1993) e Kamen Rider J (1994).

"HENSHIN!!! TOOOOAAAA!!"

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Planície dos Crucificados - Aguada de Nanquim

Essa foi minha primeira tentativa com aguada de nanquim (pinceladas com nanquim), e acho que não obtive muito sucesso. Lógico é a primeira vez, ainda tenho que conseguir dominar o tons e também o bloco de "papel canson" que achei em casa estavam mais moles que o normal e não absorveram tanto assim a umidade (ate descascou uns pedaços).

Essa imagem de uma planície repletas de pessoas crucificadas eu fiz inspirada em uma cena do clipe do Pearl Jam: Do The Evolution, um clipe de animação muito bom, repleto de criticas a humanidade, todos deveriam ver.
Realmente achei muito difícil manter os tons mais claros e deixar mais homogêneo, mas agora é aperfeiçoar com a prática.
  

sábado, 16 de junho de 2012

TIRINHA - UM DIA DE FÚRIA

O Claudio do Omegacast pediu que eu fizesse uma tirinha baseada em cada podcast que eles fizerem. Essa tirinha montei baseado no Omegacast 40 que falava sobre seriados americanos, eu a intitulei como "Um dia de Fúria".


Tentei criar um personagem que é o tipo de pessoa que sente a necessidade de sempre mostrar a todos o quanto ele é "underground", por isso ele sempre anda com camisa com logo do Batman, Flash, cogumelo do Mario e etc. Típico fã chato que fica enchendo o saco no Facebook e Twitter, entra em forúns para discutir se Games of Thrones é melhor que Senhor dos Anéis ou vice versa. 
Ainda não tenho um traço próprio para histórias voltadas  para o cômico, ainda é bem visível a minha influencia. 
Na tirinha fiz uma sátira com Hokuto no Ken, até mesmo um trecho baseado na musica I Kill the Fight que faz parte da trilha sonora do anime. Felizmente o pessoal do Omegacast não falaram sobre Glee, recomendo a todos que escutem eles falam de diversos assuntos de forma bem interessante e bem humorada (apesar de as vezes eu me irritar e me sentir como o personagem da tirinha quando descordo de certas declarações hahaha).
Até a próxima. 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Esboço de Personagem

Meu amigo Claudio do Omegacast me chamou para fazer tirinhas baseadas nas pautas de cada podcast que eles fizerem. Ainda estou no processo de criação de personagem, então peguei meu sketchbook e comecei a fazer os rascunhos. Havia feito duas versões diferentes, uma versão gorda e outra magra, a que postarei aqui foi a que achei melhorzinha.


Ainda não tenho um traço definido só meu, principalmente para histórias mais cômicas, por essa razão se nota que ainda me inspiro muito no traço de antigamente de Akira Toriyama na época que fazia Dr. Slump, o personagem pode passar por modificações, mas esse rascunho já mostra mais ou menos o que eu quero dele.
Ainda não tem nome, ele é um cara que sente a necessidade de sempre mostrar a todos o quanto ele é "underground", nerd, gamer e etc, e sempre acaba caindo dentro do modismo e senso comum sem se dar conta disso (já que também de uma certa forma hoje é moda ser "nerd", geek e etc). Por esta razão ele sempre anda com uma camisa estampada com logo do Batman, Flash, cogumelo do Mario e etc.
Ele é o típico fã chato que fica enchendo o saco no Facebook, Twitter e entra em fóruns para discutir que Games of Thrones é melhor que Senhor do Anéis ou vice versa, acho que todos devem conhecer ao menos uma pessoa que é assim.

Agora irei começar a fazer os thumbnails das tirinhas, em breve postarei aqui.
Abraços do tio Dan =D.  

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Composição Alegórica - Tokusatsu

Outra composição alegórica, desta vez usando personagens de série de Tokusatsu dos anos 80. Montei essa composição as pressas no último dia de aula do curso.



Fiz esta ilustração baseada na capa da saudosa revista Gyodai. Encontrei certas falhas, mas acho já evolui um pouco comparando com os meus primeiros desenhos.

Na imagem se encontram: Red Flash ( Choushinsei FLASHMAN - 1986 ), Jaspion ( Kyojuu Tokusou JASPION - 1985 ), Change Dragon ( Dengeki Sentai CHANGEMAN - 1985), Metalder ( Choujiki METALDER - 1987 ) e Kamen Rider Black (Kamen Rider Black - 1987).

Em breve voltarei com mais posts, incluindo a ilustração que fiz esta semana com os Rides da era Showa, até breve amiguinhos! =D

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Composição Alegórica

Composições alegóricas são tipos de ilustrações muito comuns em capas de livros, cartazes de filmes, capas de quadrinhos, jogos e etc, Também é comum se utilizar ornamentos nesse tipo de composição.
Irei postar uma composição alegórica que montei no curso usando imagens de um livro de biologia como referência.


No meu Facebook eu postei esse desenho e coloquei um título para sacanear os torcedores de um time que costumam ser associados com um certo animalzinho, vocês sabem qual, mas aqui no blog tenho que me segurar e tentar ser um pouco mais sério.
Para fazer os animais eu usei a estrutura de animais quadrupedes. Muitos perguntaram se o felino correndo em baixo seria o logo da Puma, mas na verdade só peguei uma imagem de referência no livro e desenhei, resolvi deixar apenas a silhueta para deixar um pouco mais "poético" e até porque ele aparece no fundo após o segundo plano.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Quê que foi, quê que foi, quê que háaa?!

Sem dúvida Seu Madruga é o senhor rabugento mais boa gente que existe. O homem já foi sapateiro, vendedor ambulante, pedreiro, pintor, barbeiro, carpinteiro, pugilista...e ainda chamam o coitado de vagabundo, só porque está devendo quatorze mízeros meses de aluguel!

Então resolvi arriscar desenhar o Seu Madruga em minha primeira caricatura.


Pra ser sincero não gostei muito do resultado, mas isso faz parte do aprendizado, ao menos serviu de experiência para que eu me aperfeiçoe. 
Então aqui fica minha homenagem ao Seu Madruga.
Obrigado Ramón Valdéz por ter nos feito rir durante tantos anos e ter nos ensinado várias lições.

"E DA PRÓXIMA VEZ, VÁ FAZER DESENHOS DA SUA VÓ!!!" 

Até a próxima.

Sketchbook

Praticamente todo desenhista sempre anda por aí com seu sketchbook, que são uma espécie de cadernos sem pauta e são usados geralmente para se fazer esboços, anotações e etc. São muito úteis para evitar que idéias sejam perdidas.

A pouco tempo comprei um sketchbook, pretendo usa-lo para fazer esboços, estudos de formas, anotações, rascunhos de personagens, thumbnails e etc. Não reparem na balburdia que está essa mesa eheh.



A primeira página de meu sketchbook. Usei para fazer esse estudo de cabeça humana, uma técnica muito usada para criações, usando essa técnica pretendo criar um traço de manga mais expressivo (a estrutura usada não esta visível na foto).


Assim que tiver mais material e idéias no sketchbook postarei aqui, em breve pretendo colocar alguns thumbnails de quadrinhos e rascunhos de personagens.
Até a próxima.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Minhas Primeiras Ilustrações

O objetivo deste blog é, evidentemente divulgar minhas produções e usá-lo como um portfólio. No entanto, achei interessante iniciá-lo com meus primeiros desenhos - muitos deles da época do colégio. Hoje eu olho para eles e acho as ilustrações em si muito ruins, é normal, pois pouco a pouco você vai evoluindo.
Agora que já aprendi técnicas como captar formas, estruturas, proporções, perspectiva e entre outras, eu posso evoluir intensamente e depois voltar aqui e olhar para esses mesmos desenhos com uma certa nostalgia  e ver o quanto evoluí. Espero que todos possam presenciar o mesmo.


Bem tosco não? Foi uma história em quadrinhos que fiz junto com um amigo para um trabalho de química no primeiro ano colegial. Se nota que não foi utilizada técnica nenhuma e além das gambiarras que tivemos que fazer varando a noite para poder entregar o trabalho no prazo. Mas apesar disso tudo, achei bem divertida a história, usamos nós mesmo como protagonistas, tiramos sarro de colegas de classe, do Chapolin Colorado e do Programa do Ratinho.




Outra ilustração da época de colégio. Como todos sabem sou um grande fã de séries de Tokusatsu e de Chaves e Chapolin. Desenhei a mim mesmo (o fã do Jaspion), o meu amigo que havia feito comigo os quadrinhos acima, o Jaspion e o Chapolin. Depois fiz o que pude usando as ferramentas mais básicas do Photoshop para colorir.




Outra ilustração que fiz quando estava no colegial. As nuvens poderiam ter ficado melhores e se já soubesse de técnicas como estrutura e ponto de fuga sem dúvida a paisagem e personagem sairiam bem melhores.



Não me lembro que época eu fiz este exatamente, esse até que não achei tão ruim.



 Uma composição alegórica (apesar de na época nem fazer ideia disso) de Kamen Rider Black. Pensando bem acho que até fiz um trabalho de luz e sombra melhor nessa ilustração do que o retrato que tentei fazer essa semana. Nota-se que eu passei o dedo em cima do grafite.


Capa do quadrinho que fiz para o trabalho de inglês sobre as obras de Asimov  no primeiro semestre da faculdade. A ideia foi fazer uma sátira do conto Robbie de Asimov. Nessa história os personagens fariam uma espécie de "encenação" satírica da obra, o personagem que faria o "papel" do robô Robbie usaria uma fantasia tosca do Jaspion e assim por diante. Mas uma vez tive que fazer correndo esse trabalho. Acabou ficando um plágio descarado de Dr. Slump (seja pela falta de tempo para criar os personagens e por não ter um traço definido para um enredo mais cômico).



Aqui estão duas páginas como exemplo. Nota-se o plágio de Dr. Slump, usei muita coisa como referência, mas a história em sim satirizando o conto de Asimov até que ficou divertida e aproveitei para sacanear um professor que todos odiavam.


Aqui foi uma tentativa de cópia de uma ilustração de Akira Toriyama em seu livro "Mangaka", realmente sou muito fã do traço cômico de Toriyama (assim como sou fã de Tokusatsu, por isso não resisti em fazer esse desenho do Ultraman). Foi tudo feito a grafite 2B na mesa da sala de jantar, a toalha que estava na mesa acabou influenciando, por isso se nota essa textura estranha em várias partes do desenho.




Sou praticante de Kung-fu e logicamente gosto de filmes antigos de artes marciais. Bruce Lee realmente foi uma lenda. Fiz essa ilustração me baseando na capa do DVD do filme "O Vôo do Dragão" (aquele que Bruce Lee enfrenta Chuck Norris). Ele ficou com uma cabeça enorme, mas de qualquer forma minha intenção não foi fazer um retrato realista, posso dizer que foi minha estilização. Para contornar usei aquelas canetas de marcar CD se não me engano.


Então essas são algumas de minhas ilustrações antigas dos tempos que desenha apenas por contorno, ao menos as que tenho até hoje gravadas no computador, espero a partir daqui evoluir constantemente.